quarta-feira, 5 de abril de 2017

Autoconhecimento - o primeiro passo para mudança

Por Clarissa Napoleão


Para iniciar um processo de mudança é preciso saber o que você gostaria ou precisa mudar. Como mudar o que não conheço? Como mudar se eu não sei o que precisa ser mudado?  Esse processo se dá através do autoconhecimento, o conhecimento de si mesmo.
O autoconhecimento começa quando você permite se observar, verificar e perceber quais são suas fortalezas, características marcantes, seus pontos fracos, defeitos e atitudes que ajudam e atrapalham sua vida, suas relações interpessoais.
O autoconhecimento é mais complexo do que imaginamos, ele acontece em sentido mais profundo, através da percepção dos pensamentos, ideias e crenças limitantes ou fortalecedoras que formam nossa personalidade, sentimentos com relação às pessoas e situações que surgem em sua vida, e comportamentos diários.
Para fazermos a gestão do eu temos que aprofundar nos pontos do nosso ser que conhecemos e as pessoas conhecem e os que conhecemos e as pessoas não conhecem, e explorar os pontos que as pessoas conhecem e não conhecemos e os que são obscuros até pra nós mesmos.
Quando começamos a grande jornada do autoconhecimento precisamos, além de maximizar nossas fortalezas e minimizar nossas fraquezas, que já conhecemos, adentrar no mundo que desconhecemos e explorar os pontos fortes e as fraquezas que não vemos, nossos pontos obscuros, nossos defeitos ou forças mais ocultas.
É um trabalho árduo, sofrível, surpreendente e engrandecedor.
Árduo, porque precisamos perseverar diariamente na busca interior e conhecer os recantos no nosso ser, para isso necessitamos ter confiança em nós mesmos para buscar a melhoria que tanto queremos.
Sofrível, porque vamos precisar conhecer coisas que não gostaríamos de saber e pontos que buscamos esconder até de nós mesmos, negando ou renegando, necessitamos aceitar e reconhecer algumas atitudes que tomamos, alguns comportamentos que temos, mas que fazem mal para outras pessoas e para nós mesmos.
E surpreendente, porque descobriremos forças que desconhecíamos, atitudes bacanas que temos e nem percebemos, pessoas que gostam de você por um comportamento legal que se tem e não dá valor.
Engrandecedor, pois, quando você faz essa viagem em busca de si, e se encontra de corpo e alma, despido e transparente, você percebe a necessidade de evoluir, reconhece o quanto ainda tem que melhorar, o quanto precisa mudar e isso lhe dá forças para começar uma outra jornada – a do autodesenvolvimento.
E a mudança não ocorre do dia pra noite, é uma labuta diária na ressignificação do ser.
Você gostaria de fazer essa transformação? Arregace as mangas e comece se conhecendo melhor.

Clarissa Napoleão
Coach Florescer
(85) 99719-3952 / (85) 98788-0327

Nenhum comentário:

Postar um comentário